Reiki

reiki-energia

Reiki é uma técnica com a qual se trabalha o sistema energético, objetivando auxiliar o organismo a restabelecer seu equilíbrio natural. O terapeuta Reiki é um profissional habilitado para perceber, através do toque, o sistema energético e seus desequilíbrios e a tratá-los, restituindo o livre fluxo da energia.

Em decorrência de emoções densas, descuidos na alimentação, pensamentos negativos, estilo de vida não saudável formam-se, em nosso sistema energético, nós ou bloqueios que impedem a livre circulação da energia. Com o passar do tempo, essa energia que não flui começa a se materializar no nosso corpo físico em forma de doença ou desequilíbrio. A proposta do Reiki é desfazer esses bloqueios para que a energia circule livremente e possamos viver de forma mais plena e saudável. Com o restabelecimento do fluxo energético, o corpo novamente se fortalece e tem condições de eliminar adequadamente as toxinas acumuladas, retornando à sua condição de saúde, nos níveis físico, mental, emocional e espiritual.

O Reiki já vem sendo adotado em instituições hospitalares, seja na forma de voluntariado (a exemplo do Hospital Santa Isabel em Salvador – BA), seja na inserção pelo SUS (como vem sendo realizado em postos de saúde em Brasília – DF) e mais recentemente em escolas, a fim de proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento dos estudantes de forma mais integral (todas as dimensões e não apenas a intelectual). Estudos científicos vêm sendo desenvolvidos a fim de verificar a eficácia desta técnica terapêutica e os achados atuais indicam que há redução dos níveis de estresse, ansiedade e depressão; redução da percepção da tensão muscular e elevação da percepção de bem estar, além da elevação dos níveis de qualidade de vida (Oliveira, 2013[1]).

[1] Oliveira, R. M. J. (2013) Efeitos da prática do reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintomas de estresse: estudo placebo e randomizado. Tese de doutorado. Universidade Federal de São Paulo, São Paulo

Fonte: http://www.lotuslilas.com.br/praticas-integrativas/reiki/